Trabalhos Aprovados para Apresentação em Simpósios Temáticos
ST 1: Prática e pesquisa no ensino de História – Dia 14/06
Juan Carlos Brandão FURG
Trauma transgeracional da escravidão: A Influência na educação e no processo de construção da consciência histórica de jovens negros
Nelson Luis Hernandes Cabreira Junior e Fernando Selagem Barros FURG
A importância da oralidade: uma necessidade dentro e fora da sala de aula.
Mariana Prudente da Silva UNICAP
"Entre Marias, Mahins, Marielles e Malês": A importância da Lei 10.639/03 no ensino de história
Shana Catiusca Dornelles Vidarte Velasco FURG
Produção de materiais didáticos para o ensino de história: relato de experiência
Gabriel Brasil Lopes FURG
Disciplina de história e a educação popular: educação histórica na prática da educação popular.
ST 2: Relações de poder, política e instituições – Dia 14/06
Gisele Mendes Camarço Leite UFPA
Corrupção no governo da Província do Grão-Pará (1869-1889)
Rita de Cássia Santana Gonçalves da Silva UNICAP
Sociedade familiar e de poder: O cangaço uma questão de família? (1922-1926)
Luis González Alvo UNT- ARG
Las políticas penitenciarias argentinas en clavel: De las reformas justicialistas a la ley penitenciaria nacional (Tucumán, 1943-1958)
Valeska Maria Ferreira da Silva UFRPE
Oscar Mello: De funcionário público a repórter criminal (1917-1936)
Taíssa Nascimento Bastos UNICAP
A história das infâncias no Brasil e a importância do exercício do direito às vagas em creches.
Désirée Ciro Nery dos Santos UNICAP
As manifestações estudantis em Pernambuco (1964 – 1968)
José Marcondes de Araújo Bezerra UNICAP
A luta pelo direito à moradia no Loteamento Grande Recife, no município de Jaboatão dos Guararapes-Pe: A disputa entre cidadãos e o Estado por um território da cidade.
Laiane Souza Cardoso FURG
Uma análise histórica econômica das relações Brasil e Argentina (2006 - 2019)
ST 5: Poder e minorias na sociedade brasileira – Dia 14/06
Mônica Maria Dias de Queiroz UNICAP
Denunciantes e denunciadas: As mulheres e a visitação do Santo Ofício em Pernambuco (1593-1595)
Elania Nunes Bezerra UNICAP
Pretos, pardos e crioulos e a criminalidade no Recife imperial (1842-1850)
Gilmara Silva dos Santos UNICAP
Contando histórias, lutas e resistências: As representações negativas da Comunidade Do Tururu (Paulista /PE) nos jornais pernambucanos e o contraponto por parte dos habitantes ( 1979-1990)
Lucas Vieira da Silva Santos UFRPE
A gata da noite: Relações institucionais, cotidianas e a presença feminina na Casa de Detenção do Recife (1955).
Valéria Santos Paulo UNICAP
Menino veste azul e menina veste rosa: Onde tudo começou?
Joyce Conceição de Mesquita UNICAP
Estratégias e percursos de contestação a partir das petições de senhores e escravizados enviadas ao executivo provincial Pernambucano na segunda metade do século XIX
José René Câmara Junior UFRPE
Congresso de antropologia criminal, escola positiva italiana e Cesare Lombroso: Reverberações na impressa pernambucana e um olhar para o modelo de sociedade ideal
Glênia Caetano Freitas Alves FURG
Quem são as referências no ensino de História? Uma proposta de debate a partir da História da América Colonial na formação de professores
ST 3: Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória – Dia 15/06
Antonio Jose Villarim Alves da Silva UNICAP
Romaria e peregrinos na cultura popular
Luiz Augusto Andrade da Costa UNICAP
“Movimento de Escritores independentes de Pernambuco – 1980/1988”, De Francisco Espinhara: Uma análise
Tiago dos Santos Silva UNICAP
As representações das festividades do Rosário dos pretos através de jornais entre os anos de 1830-1850
Maria José Torres Lima UFS
Os mestres da educação doméstica em Sergipe (1930 – 1960).
Daiana de Moura Etcheverria FURG
Vivências e saberes que fazem história. Memórias da Escola Estadual de Ensino Fundamental Seival em Candiota - RS
Breadelyn Corrêa Pires FURG
A sociabilidade nas festas da Associação de Cultura Nipo-Brasileira de Pelotas
Claudia Maria Xavier Eloy Neves UNICAP
Anônimos das ladeiras - Bonecos gigantes de Olinda
Álvaro Gabriel dos Santos Pinho UNICAP
Formação territorial e identidade: Reflexões sobre a emancipação do município de Sirinhaém
Mario Guilherme de Oliveira UNICAP
“Vamos faturar um milhão quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão”: O processo de apagamento cultural dos povos originários (1960-1970)
ST 4: Ensino de História nos Diversos Campos e Linguagens - Dia 15/06
Darcylene Pereira Domingues UFPEL
Tragédia grega e o ensino de história
Alvanir Ivaneide Alves da Silva UFRPE
O ensino de história e os museus virtuais enquanto ferramentas digitais de apoio à prática pedagógica
Silas do Amaral Bichet FURG
Explorando metodologias ativas de gamificação no ensino de história: Uma análise de sua efetividade na aprendizagem escolar
Deivid da Costa Trindade FURG
Os “Espelhos de Príncipes” em Maquiavel e Voltaire e o ensino de história por meio da história em quadrinhos.
William Adão Ferreira Paiva UFSC
Recurso didático em práticas pedagógicas: As potencialidades da Catedral de São Pedro em Rio Grande/RS
Airton Fernando Iepsen FURG
Uma narrativa acerca da religiosidade do povo pomerano em São Lourenço do Sul