Trabalhos Aprovados em ST

Trabalhos Aprovados para Apresentação em Simpósios Temáticos

 

ST 1: Prática e pesquisa no ensino de História – Dia 14/06

 

Juan Carlos Brandão FURG

Trauma transgeracional da escravidão: A Influência na educação e no processo de construção da consciência histórica de jovens negros

Nelson Luis Hernandes Cabreira Junior e Fernando Selagem Barros FURG

A importância da oralidade: uma necessidade dentro e fora da sala de aula.

Mariana Prudente da Silva UNICAP

"Entre Marias, Mahins, Marielles e Malês": A importância da Lei 10.639/03 no ensino de história

Shana Catiusca Dornelles Vidarte Velasco FURG

Produção de materiais didáticos para o ensino de história: relato de experiência

Gabriel Brasil Lopes FURG

Disciplina de história e a educação popular: educação histórica na prática da educação popular.

 

ST 2: Relações de poder, política e instituições – Dia 14/06

 

Gisele Mendes Camarço Leite UFPA

Corrupção no governo da Província do Grão-Pará (1869-1889)

Rita de Cássia Santana Gonçalves da Silva UNICAP    

Sociedade familiar e de poder: O cangaço uma questão de família? (1922-1926)

Luis González Alvo UNT- ARG

Las políticas penitenciarias argentinas en clavel: De las reformas justicialistas a la ley penitenciaria nacional (Tucumán, 1943-1958)

Valeska Maria Ferreira da Silva UFRPE

Oscar Mello: De funcionário público a repórter criminal (1917-1936)

Taíssa Nascimento Bastos UNICAP         

A história das infâncias no Brasil e a importância do exercício do direito às vagas em creches.

Désirée Ciro Nery dos Santos UNICAP   

As manifestações estudantis em Pernambuco (1964 – 1968)

José Marcondes de Araújo Bezerra UNICAP    

A luta pelo direito à moradia no Loteamento Grande Recife, no município de Jaboatão dos Guararapes-Pe: A disputa entre cidadãos e o Estado por um território da cidade.

Laiane Souza Cardoso FURG

Uma análise histórica econômica das relações Brasil e Argentina (2006 - 2019)

 

 

ST 5: Poder e minorias na sociedade brasileira – Dia 14/06

 

Mônica Maria Dias de Queiroz UNICAP

Denunciantes e denunciadas: As mulheres e a visitação do Santo Ofício em Pernambuco (1593-1595)

Elania Nunes Bezerra UNICAP

Pretos, pardos e crioulos e a criminalidade no Recife imperial (1842-1850)

Gilmara Silva dos Santos UNICAP

Contando histórias, lutas e resistências: As representações negativas da Comunidade Do Tururu (Paulista /PE) nos jornais pernambucanos e o contraponto por parte dos habitantes ( 1979-1990)

Lucas Vieira da Silva Santos UFRPE

A gata da noite: Relações institucionais, cotidianas e a presença feminina na Casa de Detenção do Recife (1955).

Valéria Santos Paulo UNICAP

Menino veste azul e menina veste rosa: Onde tudo começou?

Joyce Conceição de Mesquita UNICAP

Estratégias e percursos de contestação a partir das petições de senhores e escravizados enviadas ao executivo provincial Pernambucano na segunda metade do século XIX

José René Câmara Junior UFRPE

Congresso de antropologia criminal, escola positiva italiana e Cesare Lombroso: Reverberações na impressa pernambucana e um olhar para o modelo de sociedade ideal

Glênia Caetano Freitas Alves FURG

Quem são as referências no ensino de História? Uma proposta de debate a partir da História da América Colonial na formação de professores

 

ST 3: Sociedades, Trabalho, Cultura e Memória – Dia 15/06

 

Antonio Jose Villarim Alves da Silva UNICAP

Romaria e peregrinos na cultura popular

Luiz Augusto Andrade da Costa UNICAP

“Movimento de Escritores independentes de Pernambuco – 1980/1988”, De Francisco Espinhara: Uma análise

Tiago dos Santos Silva UNICAP

As representações das festividades do Rosário dos pretos através de jornais entre os anos de 1830-1850

Maria José Torres Lima UFS

Os mestres da educação doméstica em Sergipe (1930 – 1960).

Daiana de Moura Etcheverria FURG

Vivências e saberes que fazem história. Memórias da Escola Estadual de Ensino Fundamental Seival em Candiota - RS

Breadelyn Corrêa Pires FURG

A sociabilidade nas festas da Associação de Cultura Nipo-Brasileira de Pelotas

Claudia Maria Xavier Eloy Neves UNICAP

Anônimos das ladeiras - Bonecos gigantes de Olinda

Álvaro Gabriel dos Santos Pinho UNICAP

Formação territorial e identidade: Reflexões sobre a emancipação do município de Sirinhaém

Mario Guilherme de Oliveira UNICAP

“Vamos faturar um milhão quando vendermos todas as almas dos nossos índios num leilão”: O processo de apagamento cultural dos povos originários (1960-1970)

 

            ST 4: Ensino de História nos Diversos Campos e Linguagens -  Dia 15/06

 

Darcylene Pereira Domingues UFPEL

Tragédia grega e o ensino de história

Alvanir Ivaneide Alves da Silva UFRPE

O ensino de história e os museus virtuais enquanto ferramentas digitais de apoio à prática pedagógica

Silas do Amaral Bichet FURG

Explorando metodologias ativas de gamificação no ensino de história: Uma análise de sua efetividade na aprendizagem escolar

Deivid da Costa Trindade FURG

Os “Espelhos de Príncipes” em Maquiavel e Voltaire e o ensino de história por meio da história em quadrinhos.

William Adão Ferreira Paiva UFSC

Recurso didático em práticas pedagógicas: As potencialidades da Catedral de São Pedro em Rio Grande/RS

Airton Fernando Iepsen FURG

Uma narrativa acerca da religiosidade do povo pomerano em São Lourenço do Sul